O que é assistência domiciliar?

A assistência domiciliar abrange uma série de serviços para pessoas de todas as idades. Geralmente é prestada no ambiente domiciliar, mas algumas modalidades de atendimento podem se estender a hotéis e residenciais para idosos. Este serviço objetiva a promoção à saúde, reabilitação, procedimentos, apoio, manutenção, adaptação e integração social, além do suporte para o cuidador familiar, atividades de vida diária e cuidados do fim da vida. 
 
Em muitas jurisdições, a assistência domiciliar é um componente de "Cuidados Continuados", que se refere ao atendimento fora do hospital e inclui saúde e assistência social e apoio de curto e longo prazo.
 
A Assistência domiciliar vem demonstrando ser um dos melhores caminhos que os serviços de saúde já percorreram. Isso se deve por oferecer ao indivíduo e a sua família a possibilidade de manter maior controle sobre o processo de tomada de decisões relacionado ao cuidado à saúde e a possibilidade de individualização da assistência, aumentando sua participação tanto em assumir algumas situações de cuidado à saúde como em executar o cuidado, com o acompanhamento dos profissionais durante as visitas domiciliares.
 
Esse serviço pode ser uma das alternativas a dar apoio aos hospitais, proporcionando a disponibilização de leitos para casos mais graves. Ele evita a longa permanência do doente no hospital, que eleva custos e aumenta a possibilidade de infecção hospitalar. O atendimento domiciliar, também permite o relacionamento da equipe médica interdisciplinar com os familiares. Isso é humanização e deve ser estimulada cada vez mais no Brasil, nas áreas público e privada.