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Alimentos Termogênicos


 
Alimentos termogênicos: o que são?
 
Existem diversos alimentos considerados termogênicos, ou seja, que possuem a capacidade de acelerar o metabolismo, auxiliando assim, no emagrecimento! Isto porque estes alimentos apresentam um nível maior de dificuldade para ser digerido pelo organismo, fazendo com que esse consuma uma maior quantidade de caloria e energia para realizar sua digestão. 
 
É importante ressaltar que todos os alimentos gastam energia para serem metabolizados pelo organismo, porém existem alguns que se destacam mais do que os outros, por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, gastando mais calorias e aumentando assim a queima de gordura, estes por sua vez, são classificados como alimentos termogênicos. 
 
Mas quais são os alimentos termogênicos?
 
Dentre os diversos alimentos termogênicos, podemos citar o óleo de cártamo, óleo de coco, chá verde, cafeína, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, acelga, aspargos, brócolis, couve, entre outros. 
 
Benefícios dos alimentos termogênicos
 
Além de auxiliar no processo de perda de peso, os alimentos termogênicos são saudáveis, podendo promover diversos outros benefícios ao organismo, sendo assim, é muito importante inclui-los na dieta! Entretanto, vale ressaltar que o consumo de qualquer alimento termogênico deve estar aliado à uma dieta equilibrada, ou seja, composta por todos os grupos alimentares, porém, sem exagerar nos doces e gorduras. Além disso, a prática regular de atividade física é essencial para queimar calorias, além de acelerar o metabolismo, potencializando assim, o efeito termogênico dos alimentos.
 
Chá verde: é extraído das folhas de uma planta conhecida como Camellia sinensis, que por sua vez é rica em substâncias antioxidantes, como os polifenóis e antocianinas, que combatem os radicais livres, prevenindo assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.  Além disso, promove a saúde cardiovascular, por diminuir os níveis de LDL e melhorar o fluxo sanguíneo, além de auxiliar na desintoxicação do organismo, agir como diurético e estimular o sistema imunológico.
Óleo de cártamo: é rico em ácidos graxos essenciais, tais como o ácido linoleico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 3), que diminuem os níveis de LDL no sangue, promovendo assim a saúde cardiovascular. 
 
Óleo de coco: é rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando assim, no emagrecimento. O óleo de coco também é rico em ácido láurico que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Além disso, é altamente resistente ao ranço oxidativo, tornando-o um antioxidante natural.
 
Cafeína:  é uma substância vegetal estimulante, capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promover diversos benefícios como aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico.
 
Alimentos termogênicos podem causar efeitos colaterais?
 
Apesar dos diversos benefícios associados ao consumo dos alimentos termogênicos, alguns deles podem provocar alteração na pressão arterial, desta forma, indivíduos hipertensos devem consultar um médico ou nutricionista antes de consumi-los.
 
Além disso, quando consumidos em excesso podem provocar sintomas como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. 
 
Autoria: Lais Coelho – Nutricionista da Natue
Fonte: Saútil