NOTÍCIAS

Francesa ministra curso sobre saúde, risco e mídia


Entre setembro e outubro de 2014, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, oferecerá o curso de curta duração Saúde, risco e mídia, que será ministrado pela professora Hélène Romeyer, pesquisadora francesa do Instituto de Comunicação da Université Stendhal (Grenoble/França). O curso será dado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), e é voltado para alunos de pós-graduação interessados no tema.
 
Com o objetivo de “compreender os processos de publicização e midiatização das questões de saúde-doença, tomando como eixo central a lógica do risco nas sociedades contemporâneas”, o curso foi idealizado a partir das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras do Programa Kátia Lerner e Janine Cardoso, que abordam mídia e saúde.
 
O projeto concorreu no edital de apoio à realização de cursos de curta duração com abrangência internacional, da vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), tornando-se um dos 13 contemplados com recursos para a sua realização. E o nome pensado para lecionar no curso foi o de Hélène Romeyer.
 
O curso Saúde, risco e mídia será oferecido como disciplina eletiva e terá 30 horas de duração e os participantes receberão certificados. Outras informações serão fornecidas pela Gestão Acadêmica do Icict em setembro próximo.
 
Fonte:
Fundação Oswaldo Cruz