NOTÍCIAS

Saiba como aproveitar as delícias da Páscoa sem prejudicar a saúde bucal


Com o período de Páscoa chegando é difícil resistir às tentações. O consumo de chocolate e outras guloseimas aumenta e, como já é comprovado, doces e cáries caminham juntos.
 
De acordo com o dentista e especialista em estética, Dr. Joel Mauri dos Santos, é possível aproveitar as delícias que a data oferece sem prejudicar a saúde bucal.
 
Para isso, nessa época do ano os cuidados com a higienização devem ser redobrados.
 
As dúvidas sobre o assunto são muitas e para os esclarecimentos o especialista destaca as mais frequentes. Confira algumas dicas de como aproveitar a Páscoa e manter a saúde dos dentes em dia.
 
- A dica mais preciosa de todas é a higienização. Caso ela não seja feita de maneira correta o consumo excessivo de doces vai deixar os dentes vulneráveis ao grande acumulo de placa bacteriana, o que pode causar desmineralização no dente e até mesmo cáries.
 
- Os chocolates menos prejudiciais para os dentes são os que contêm maior quantidade de cacau, como por exemplo, o meio amargo e o amargo. Os que mais afetam os dentes são os chocolates ao leite e branco, pois é grande a proporção de açúcar encontrada neles.
 
- O fator que vai levar o paciente a ter algum prejuízo com os dentes durante a Páscoa independe de o doce ser consumido durante o dia ou à noite. Tudo vai depender dos cuidados feitos após a ingestão das guloseimas. Como elas possuem grande quantidade de açúcar, se não houver uma boa higienização após o consumo, a formação de placa será mais rápida.
 
- Se durante o período de Páscoa o paciente que usa aparelho consumir mais doces que o normal e não aumentar os cuidados com a higienização, a formação da placa bacteriana será consecutivamente maior. O aparelho acumula alimentos entre os dentes, mais do que o normal por causa dos brackets. A manutenção higiênica com a escovação e com o fio dental vai ajudar a prevenir a formação de mais placa nos dentes.
 
Fonte: Blumenews